Ilhas Aland, Território da Suécia

Ilhas Aland, Território da Suécia

Ilhas Aland, Território da SuéciaAs Ilhas Åland formam um arquipélago no Mar Báltico. Ele está situado na entrada do Golfo de Bothnia e forma uma região autônoma, desmilitarizada, monolingually sueco-falando e histórica província da Finlândia. É a região a menor da Finlândia, compreendendo 0.5% da população de Finlandia e 0.49% da área de terra.

As ilhas consistem na ilha principal Fasta Åland (literalmente "Åland firme"), onde reside 90% da população, e um arquipélago a leste que consiste em mais de 6.500 skerries e ilhas. Fasta Åland é separado da costa da Suécia por 40 quilômetros (25 mi) de águas abertas para o oeste. No leste, o arquipélago de Åland é virtualmente contíguo com o mar finlandês do archipiélago. A única fronteira terrestre de Åland situa-se no desertor de Märket, que partilha com a Suécia.

Devido ao estatuto autónomo de Åland, os poderes exercidos a nível provincial pelos representantes da administração central do Estado no resto da Finlândia são largamente exercidos pelo Governo de Åland em Åland.

Ilhas Aland, Território da SuéciaÁrea - 6.784 km².
População – 27,2 Mil (2011).
Idiomas - sueco.
Capital - Mariehamn.

Ilhas Aland, Território da SuéciaUm arquipélago de 6.554 ilhas, das quais 60 habitadas, forma o território, situado no mar Báltico, entre a Finlândia e a Suécia. Embora pertença à Finlândia, a maior parte da população tem origem sueca, e a língua oficial é o sueco. Com grande autonomia, a região acompanha a decisão da Finlândia de ingressar na União Européia (UE), em 1995, depois de realizar plebiscito próprio. A economia da ilha é baseada principalmente no transporte marítimo, em função da ligação Suécia-Finlândia, e no turismo.
As Ilhas Åland, Aaland ou Landskapet Åland em Sueco, constituem uma província autónoma finlandesa desmilitarizada e onde apenas se fala sueco. Fazem parte das ilhas Åland mais de 6 500 ilhas e ilhotas. Em termos geográficos, as Ilhas Åland formam um arquipélago à entrada do Golfo de Bótnia, cerca de 40 km da costa da Suécia e a 25 km da costa da Finlândia.

O nome finlandês desta província é Ahvenanmaa. É possível, ainda encontrar a designação Alândia (do latim).

Postagem Anterior Próxima Postagem