Zagreb | Capital da Croácia

Zagreb | Capital da Croácia

Zagreb é a capital da Croácia

A cidade tem cerca de 780.000 habitantes, e a aglomeração conta com mais de 1.100.000 habitantes.

Capital da Croácia, Zagreb localiza-se nas margens do rio Sava. Depois de ter sido uma importante fortaleza medieval, tornou-se um centro de negócios no período barroco, principalmente devido à sua localização entre a Europa Central e o Mar Adriático. Agora é um centro de cultura, arte, desporto e ensino universitário em torno do qual gira a Croácia.

O coração da cidade é a Praça Trg bana Josipa Jelačića. Aqui se encontram as duas partes da cidade, a zona antiga (Gornji Grad) e uma outra mais moderna e comercial (Donji Grad).

Com um passado histórico inegável, a Catedral Sv. Stjepana, ou Catedral de São Estevão, com as suas duas altas torres de estilo neogótico, ergue sobre o monte Kaptol e encanta a cidade. Outro dos locais de oração importantes em Zagreb é a Kamenita Vrata, em português Porta de Pedra, uma das quatro entradas da muralha que protegia a cidade e onde, quando em 1731 um incêndio consumiu quase toda a cidade, se encontrou, entre as suas ruínas, uma imagem da Virgem Maria.

Foi a partir de 1830 que começou o desenvolvimento da zona nova da cidade, construída em torno de espaços verdes e parques conhecidos como a Ferradura Verde. Aqui vamos encontrar alguns dos mais importantes museus de Zagreb, o Teatro Nacional e o Jardim Botânico. A alguns metros da praça central pode visitar o Metrovic Ateliar, antigo estúdio do escultor Ivan Metrovic, agora convertido em museu.

O Dolac, mercado da cidade desde 1930, está também na cidade nova e destaca-se pela riqueza e pelas cores das suas belas fachadas.

Uma curiosidade que tem a ver com gravatas! Quando for à Croácia não pode voltar sem comprar uma gravata! A história é antiga e quando for para comprar a sua, peça que lha contem. Tente ir até Potomac, a fábrica mais antiga de gravatas.

O ponto de reunião dos jovens durante a noite são os bares, cafés e cervejarias nas imediações da praça central. Os clubes nocturnos e as discotecas espalham-se por toda a cidade, mas se preferir beber apenas um copo e passar uma noite tranquila, os bares da rua Tkalciceva são os mais adequados. Para música ao vivo escolha a Sax Palmoticeva.

A cidade apostou bastante no desenvolvimento dos transportes. Zagreb tem à disposição do turista redes públicas de eléctricos, autocarros e comboios. Os eléctricos, por exemplo, funcionam 24 horas por dia e cobrem grande parte da cidade. Para complementar use o comboio ou o autocarro. Lembre-se ainda do conselho que damos sempre: a melhor forma de conhecer uma cidade é andar a pé pelas suas ruas. Sempre que possível, e que as distâncias não sejam demasiado longas, opte por andar. Poupa dinheiro e vai sentir a cidade e a suas pessoas de uma forma que os transportes públicos não lhe podem oferecer.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem